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1. Um condutor, ao estacionar o seu veículo, às 22 horas, por um período de permanência de aproximadamente duas horas, em uma via sinalizada com a placa representada abaixo,

A) estará cometendo uma infração, mesmo que preencha o cartão.
B) estará em situação regular.
C) deverá acionar as luzes de emergência (pisca-alerta).
D) deverá limitar o período de estacionamento em, no máximo, uma hora.
E) deverá preencher o cartão.

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2. A placa (R-36a) indica que:

A) os ciclistas devem transitar pelo lado esquerdo.
B) os pedestres devem circular pelo lado esquerdo e os ciclistas devem circular pelo lado direito.
C) é proibido o trânsito de pedestres.
D) os ciclistas devem transitar pelo lado esquerdo e os pedestres devem transitar pelo lado direito.
E) é necessário parar para controle alfandegário.

3. Quanto à sua função, a sinalização vertical compõe-se dos seguintes tipos:

A) educativa, regulamentação e advertência.
B) regulamentação, indicação e orientação de destino.
C) regulamentação, advertência e indicação.
D) indicação, educativa e serviços auxiliares.
E) advertência, serviços auxiliares e indicação.

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4. A placa (A-5a) significa:

A) curva à esquerda.
B) curva acentuada à esquerda.
C) curva em “S” à esquerda.
D) pista sinuosa à esquerda.
E) curva em “S” à esquerda.

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5. A placa (A-14) significa:

A) sinalização à frente.
B) sinal vermelho à frente.
C) sinalização para pedestre à frente.
D) semáforo à frente.
E) atenção: semáforo.

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6. A placa (R-38) indica que:

A) é proibido o trânsito de caminhões na área ou via sinalizada.
B) os ônibus e caminhões devem manter-se à direita.
C) é proibido o trânsito de tratores e máquinas de obras na área ou via sinalizada.
D) é proibido o trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores na área ou via sinalizada.
E) é proibido o trânsito de ônibus na área ou via sinalizada.

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7. A placa (A-26a) significa:

A) Travessia de pedestres.
B) Sentido duplo.
C) Sentido único.
D) Passagem obrigatória.
E) Siga em frente.

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8. Segundo suas funções, as placas abaixo, pela ordem, são classificadas nos seguintes tipos:

A) indicação, atenção e siga.
B) advertência, regulamentação e indicação.
C) regulamentação, advertência e indicação.
D) proibição, autorização e atrativos turísticos.
E) advertência, indicação e serviço auxiliar.

9. Circulando por uma via em um bairro residencial um condutor com CNH categoria E chega a um cruzamento sinalizado com uma placa “Parada Obrigatória”. O condutor deve saber que essa placa representa uma sinalização:

A) de indicação.
B) de advertência.
C) educativa.
D) de orientação.
E) de regulamentação.

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10. Pela seqüência, identifique as sinalizações abaixo.

A) Dê a preferência, parada obrigatória à frente e parada obrigatória.
B) Parada obrigatória à frente, dê a preferência e parada obrigatória.
C) Parada obrigatória à frente, parada obrigatória e dê a preferência.
D) Dê a preferência, parada obrigatória e parada obrigatória à frente.
E) Parada obrigatória, parada obrigatória à frente e dê a preferência.

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11. Um condutor, ao visualizar as placas de sinalização educativa ilustradas abaixo, tem a obrigação de saber que elas:

A) devem ser obedecidas apenas na presença dos agentes de trânsito.
B) indicam comportamentos adequados que devem ser adotados apenas nas proximidades das placas.
C) indicam comportamentos adequados que devem ser adotados sempre.
D) apenas indicam comportamentos recomendados, que não necessariamente precisam ser adotados.
E) devem ser obedecidas apenas em situação de emergência.

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12. A placa (A-21d) significa:

A) Alargamento de pista à esquerda.
B) Estreitamento de pista à esquerda.
C) Estreitamento de pista ao centro.
D) Estreitamento de pista à direita.
E) Alargamento de pista à direita.

13. Sandoval, motorista defensivo, está trafegando à noite por uma pista de sentido duplo de direção, sob uma forte chuva. Na pista há acúmulo de água no asfalto, formando grandes poças d’água. Nessas condições adversas, dirigir um veículo requer muito cuidado e perícia. Neste caso, para evitar o efeito da aquaplanagem, Sandoval deverá:

A) aumentar a velocidade do veículo e manter-se à esquerda da via.
B) diminuir a velocidade do veículo e manter-se à direita da via.
C) aumentar a velocidade e trafegar sobre a faixa divisória da pista.
D) aumentar a velocidade e pisar no freio de vez em quando, mantendo-se à esquerda da via.
E) diminuir a velocidade, acionar o pisca-alerta, trafegando de modo a evitar as poças de água.

14. É correto afirmar que o ciclista seguro e defensivo, quando adulto, deve:

A) respeitar o Código de Trânsito Brasileiro e, consequentemente, a sinalização das vias.
B) circular somente nos parques e praças.
C) circular somente em locais onde não haja tráfego de automóveis.
D) circular observando somente as regras impostas aos pedestres.
E) circular somente onde não haja fluxo de pedestres.

15. Vera é mãe de duas crianças em idade escolar, com 5 e 9 anos de idade. Certo dia, apanhou seus filhos na escola e, no caminho para casa, enfrentou tráfego “pesado”. As crianças brincavam soltas no banco traseiro e gritavam sem parar. Em certo momento, o veículo em movimento, à velocidade de 40 km/h, Vera voltou-se para as crianças, afim de repreendê-las. É possível concluir que Vera agiu:

A) corretamente, pois as crianças devem ser transportadas no banco traseiro e em silêncio, conforme preconizado no CTB.
B) corretamente ao voltar-se para trás a fim de repreender as crianças durante o trajeto, pois tinha que se concentrar no trânsito, conforme preceitos da Direção Defensiva.
C) incorretamente, pois deveria ter repreendido as crianças somente ao chegar em casa, conforme regra do CTB.
D) corretamente, de acordo com o CTB.
E) incorretamente, pois o fato de ter-se voltado para trás pôs em risco a atenção da condutora ao volante, e, consequentemente, a segurança, além de ter esquecido de fixar o cinto de segurança nas crianças.

16. O trânsito sobre passeio é permitido para:

A) ter acesso à áreas especiais de estacionamento ou imóveis.
B) escapar de congestionamento.
C) apanhar passageiros, no caso de táxi.
D) fazer manobra de retorno.
E) cortar caminho em caso de emergência.

17. Um condutor dirige em uma via de sentido único de circulação com fluxo intenso, quando percebe que o semáforo mudou para a cor amarela e o condutor de trás está muito perto do seu pára-choque. Nessa situação, o condutor deve:

A) sinalizar com o braço para que o condutor de trás pare a tempo, frear com intermitência para piscar as luzes e tentar parar antes da linha de retenção.
B) ficar atento apenas à sua ação de parar.
C) frear, mudando de faixa e permitindo que o outro veículo passe.
D) frear bruscamente, parando antes da faixa de segurança.
E) continuar com segurança, acelerando para avançar o semáforo.

18. Você está em uma via secundária e vai entrar em uma rodovia de alta velocidade e com grande volume de tráfego. A forma mais adequada de efetuar essa manobra é:

A) sinalizar e entrar lentamente, conforme legislação vigente.
B) entrar na faixa da direita da rodovia e então acelerar para ganhar velocidade, conforme regra do CTB.
C) entrar em velocidade reduzida, conforme preceito da Direção Defensiva.
D) entrar na rodovia e, logo em seguida, se encaminhar para a faixa da esquerda.
E) sinalizar, ganhar velocidade na pista de aceleração (se houver) ou no acostamento, de forma a entrar na pista já em velocidade compatível com a da rodovia, diminuindo o risco de “fechar” os demais veículos.

19. Em uma rodovia de pista dupla, em região serrana, você está dirigindo sozinho, à noite, sob intensa neblina, e se envolve em um acidente do tipo engavetamento, em que há diversos veículos atravessados na pista. Você não sofre lesões. Sendo o seu o último automóvel, o procedimento mais adequado é:

A) percorrer todos os carros à frente e, se houver vítimas, removê-las imediatamente dos automóveis.
B) permanecer no interior de seu veículo até chegar o policiamento rodoviário.
C) sair cuidadosamente de seu veículo para tentar sinalizar a pista, a fim de evitar outras colisões, e acionar o policiamento.
D) procurar levar seu veículo para o acostamento para não danificá-lo ainda mais.
E) engatar a marcha à ré, contornar o engavetamento pelo acostamento e seguir viagem com mais cuidado.

20. O motorista do veículo A aproxima-se de uma curva acentuada à direita, conforme a figura. Poderá perder o controle do veículo, sair da faixa de rolamento e colidir com o veículo que trafega em sentido contrário, em função da ação da força centrífuga. Para evitar esse tipo de colisão, um motorista defensivo deverá:

A) aumentar a velocidade na curva e manter-se à esquerda.
B) frear o veículo no meio da curva e manter-se à esquerda.
C) manter-se à direita e diminuir a velocidade antes da curva.
D) manter-se à direita e aumentar a velocidade antes da curva.
E) diminuir a velocidade e manter-se à esquerda.

21. Atualmente, graças à intensa propaganda, para muitas pessoas, a aquisição de um veículo transformou-se em promessa de sucesso e felicidade. Um dos custos sociais desse consumismo desenfreado é:

A) a ampliação das sanções aos motoristas infratores.
B) a diminuição da durabilidade dos bens consumidos.
C) a criação de uma sociedade cada vez menos desigual.
D) o impacto provocado sobre o meio ambiente.
E) o aumento dos conflitos entre consumidores e cidadãos.

22. No Brasil, há que se considerar que o cidadão pode exercer diferentes papéis no contexto social: ora atua como pedestre, ora como motorista ou motociclista. Para o Código de Trânsito Brasileiro, o cidadão é:

A) alvo de permanentes pesquisas.
B) prioridade no que se refere à defesa da vida.
C) prioridade no que se refere à defesa da vida.
D) um sujeito detentor de livre arbítrio.
E) é o único responsável pelos problemas de trânsito.

23. Atirar, nas vias públicas, objetos ou substâncias de dentro do veículo é passível de multa e constitui uma infração:

A) grave, geralmente, praticada por condutores de nível de escolaridade alta.
B) média, que pode ser considerada irresponsável sob o ponto de vista ambiental.
C) leve, cotidianamente, praticada pelos que criticam os ecologistas.
D) gravíssima, raramente praticada por condutores jovens
E) leve, que pode ser considerada danosa apenas para os pedestres

24. Nas grandes cidades verifica-se que, nos meses mais frios do ano, acumulam-se mais poluentes no ar porque sua dispersão é:

A) Facilitada pela inversão térmica.
B) Dificultada pelo efeito estufa.
C) Dificultada pela inversão térmica
D) Facilitada pelo efeito estufa
E) facilitada pela chuva ácida

25. O nível do fluído de freio de um determinado veículo automotor tem que ser completado todos os dias antes da jornada de trabalho. Nesse caso, pode-se considerar que o consumo é:

A) normal, se o dia estiver muito quente.
B) anormal e o sistema está com vazamento.
C) normal, se o dia estiver muito frio.
D) anormal, se o veículo transportar muito peso.
E) normal, se o veículo for de tração nas quatro rodas.

26. Caso a luz piloto que corresponde à pressão de óleo lubrificante acenda no painel, com o óleo no nível, o motorista deve:

A) parar o veículo e chamar socorro mecânico.
B) completar o nível com aditivo a base de etileno glicol.
C) diminuir a quantidade de óleo no cárter.
D) aumentar a rotação do motor para que o óleo circule.
E) trocar o óleo lubrificante imediatamente.

27. Em um acidente com motocicleta, a vítima está inconsciente e caída no chão com os joelhos dobrados. Nesta situação, um cuidado a ser prestado à vítima é:

A) observar presença de deformidades e movimentar as articulações.
B) verificar presença de fratura no joelho e tentar colocar a articulação no lugar.
C) movimentar a cabeça para cima e para baixo.
D) transportar a vítima, o mais rápido possível, na posição sentada, para o hospital.
E) não tirar o capacete do motociclista, e não movimentá-lo.

28. Devido à tempestade, os cabos elétricos se romperam e estão sobre um carro com três passageiros. Nessa situação, o procedimento indicado é:

A) retirar, ao mesmo tempo, os cabos e os passageiros do carro.
B) solicitar ajuda de outros motoristas para a retirada dos passageiros, sem provocar a movimentação do carro.
C) retirar os cabos, enquanto se aguarda o resgate.
D) retirar os passageiros após afastar os cabos com um cano de ferro.
E) orientar os passageiros para que permaneçam no interior do carro aguardando o resgate adequado.

29. Na maioria das regiões do Brasil, quando se deseja acionar o Resgate do Corpo de Bombeiros deve-se telefonar para o número:

A) 193.
B) 192.
C) 191
D) 190.
E) 0800190.

30. Em uma avenida ocorre um acidente com vítimas presas nas ferragens. O serviço de atendimento às emergências mais indicado para ser acionado nesse tipo de situação é:

A) o Resgate do Corpo de Bombeiros.
B) a ambulância do hospital.
C) a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar.
D) a Polícia Militar.
E) o Serviço de Resgate Privado, se o acidentado possuir convênio médico.

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