1. Circulando por uma via em um bairro residencial um condutor com CNH categoria E chega a um cruzamento sinalizado com uma placa “Parada Obrigatória”. O condutor deve saber que essa placa representa uma sinalização:

A) de indicação.
B) de advertência.
C) educativa.
D) de orientação.
E) de regulamentação.

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2. A placa (R-35a) indica que:

A) é proibida a circulação de ciclistas na via ou área sinalizada.
B) os pedestres devem transitar pelo lado esquerdo.
C) os ciclistas devem transitar pelo lado esquerdo.
D) os ciclistas devem circular pelo lado esquerdo e os pedestres pelo lado direito.
E) é proibido o trânsito de pedestres.

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3. A placa (A-2b) significa:

A) curva acentuada à direita.
B) curva à esquerda.
C) pista sinuosa à direita.
D) curva à direita.
E) curva em “S” à direita.

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4. A placa (A-21e) significa:

A) Estreitamento de pista ao centro.
B) Alargamento de pista à direita.
C) Estreitamento de pista à direita.
D) Alargamento de pista à esquerda.
E) Estreitamento de pista à esquerda.

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5. A placa (A-26a) significa:

A) Travessia de pedestres.
B) Sentido duplo.
C) Sentido único.
D) Passagem obrigatória.
E) Siga em frente.

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6. A placa (A-21b) significa:

A) Alargamento de pista è esquerda.
B) Estreitamento de pista ao centro.
C) Estreitamento de pista à direita.
D) Alargamento de pista à direita.
E) Estreitamento de pista à esquerda.

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7. A placa (A-5a) significa:

A) curva à esquerda.
B) curva acentuada à esquerda.
C) curva em “S” à esquerda.
D) pista sinuosa à esquerda.
E) curva em “S” à esquerda.

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8. Pela seqüência, identifique as sinalizações abaixo.

A) Dê a preferência, parada obrigatória à frente e parada obrigatória.
B) Parada obrigatória à frente, dê a preferência e parada obrigatória.
C) Parada obrigatória à frente, parada obrigatória e dê a preferência.
D) Dê a preferência, parada obrigatória e parada obrigatória à frente.
E) Parada obrigatória, parada obrigatória à frente e dê a preferência.

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9. Em uma avenida da cidade onde reside, um condutor verifica a existência das placas conjugadas abaixo representadas.O condutor deve saber que:

A) caso exista fiscalização eletrônica, deverá haver também, obrigatoriamente, sinalização educativa.
B) os limites de velocidade variam de acordo com os dias e horários indicados nas placas, valendo para qualquer veículo.
C) adiante existe, certamente, fiscalização eletrônica.
D) a redução de velocidade nos dias úteis, conforme indica a placa, é válida apenas para caminhões e ônibus.
E) as velocidades indicadas nas placas são apenas recomendações para os condutores.

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10. Esta placa indica:

A) a obrigação dos veículos de carga passarem pela balança.
B) a obrigação dos veículos de carga pararem para conferência de documentação.
C) a proibição de circulação de veículos de carga, que deverão sair da estrada.
D) a obrigação de ônibus, caminhões e veículos de grande porte circularem pela faixa à direita.
E) a proibição de ônibus e caminhões de circularem na faixa da esquerda.

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11. A placa (R-8b) indica que é:

A) proibido mudar de faixa ou pista de trânsito da direita para esquerda.
B) proibido virar à esquerda.
C) proibido retornar à esquerda.
D) proibido ultrapassar da direita para esquerda.
E) proibida a circulação de bicicletas na área ou via sinalizada.

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12. A placa (R-39) indica que:

A) os caminhões e ônibus devem parar para controle alfandegário.
B) é permitida a circulação apenas de ônibus ou caminhão na área ou via sinalizada.
C) é permitida a circulação apenas de caminhão na área ou via sinalizada.
D) é proibido o trânsito de caminhões.
E) é permitida a circulação apenas de ônibus na área ou via sinalizada.

13. A forma correta de parar o carro em uma ladeira, com acentuado aclive, ou seja, no sentido da subida, a fim de aguardar a abertura do semáforo, é:

A) acionar os freios de serviço (pedal) inicialmente e, em seguida, o de estacionamento (mão), colocando o veículo simultaneamente em ponto morto.
B) manter o veículo com a embreagem patinando, para facilitar a saída e impedir que ele retorne.
C) acionar o freio de estacionamento (mão) e engatar a primeira marcha, mantendo a embreagem levemente solta para sair mais rápido.
D) acionar o freio de serviço (pedal) e, em seguida, engatar a 1a marcha.
E) segurar o freio somente com o freio de serviço (pedal).

14. O trânsito de veículos nos acostamentos de rodovias é permitido:

A) quando, devido à problema mecânico, o veículo estiver lento.
B) quando a pista estiver congestionada.
C) para ultrapassagem de veículos muito lentos.
D) para rebocar um veículo acidentado ou com problemas mecânicos.
E) para acessar imóveis lindeiros ou fazer conversões.

15. Durante o percurso de descida em serra, o condutor deve:

A) deixar o veículo em marcha reduzida.
B) deixar o veículo desengatado e utilizar o freio.
C) utilizar o freio aos poucos e continuamente.
D) deixar o veículo engatado e utilizar o freio sucessivamente.
E) utilizar o freio aos poucos com pequenas bombeadas no pedal.

16. O veículo A está seguindo o veículo B mantendo certa distância, conforme recomenda os preceitos de Direção Defensiva, bem como as normas de trânsito. Nesse caso, é CORRETO afirmar que a distância do veículo A para o veículo B:

A) facilita a colisão do veículo A com o veículo B.
B) dificulta a frenagem e facilita a colisão entre os veículos.
C) possibilitará a freada brusca do veículo A, para não colidir com o veículo B.
D) diminui a probabilidade de colisão do veículo A com o veículo B.
E) diminui a distância para frenagem do veículo A.

17. Você está em uma via secundária e vai entrar em uma rodovia de alta velocidade e com grande volume de tráfego. A forma mais adequada de efetuar essa manobra é:

A) sinalizar e entrar lentamente, conforme legislação vigente.
B) entrar na faixa da direita da rodovia e então acelerar para ganhar velocidade, conforme regra do CTB.
C) entrar em velocidade reduzida, conforme preceito da Direção Defensiva.
D) entrar na rodovia e, logo em seguida, se encaminhar para a faixa da esquerda.
E) sinalizar, ganhar velocidade na pista de aceleração (se houver) ou no acostamento, de forma a entrar na pista já em velocidade compatível com a da rodovia, diminuindo o risco de “fechar” os demais veículos.

18. Na utilização correta do freio de estacionamento do veículo deve-se:

A) colocar um calço na roda sempre que estacionar o veículo em vias inclinadas.
B) colocar óleo para lubrificá-lo.
C) puxar a alavanca, sem forçar além do necessário.
D) manter o bom estado das pastilhas
E) puxar a alavanca ao máximo para se ter maior segurança.

19. Todo condutor habilitado deve praticar a Direção Defensiva constantemente. O motorista defensivo deve saber que condições adversas são:

A) as particularidades de cada veículo, seus equipamentos e acessórios.
B) as reciclagens que todo condutor deve fazer periodicamente para aumentar sua habilidade ao dirigir.
C) os itens do veículo que interferem diretamente na segurança, como os freios, a direção e a suspensão.
D) os fatores ou combinações de fatores que contribuem para aumentar as situações de risco no trânsito, comprometendo a segurança.
E) os procedimentos de segurança que o motorista defensivo deve adotar para contribuir com o fluxo de veículos em uma via.

20. Verificar se o espaço é suficiente, sinalizar com antecedência e retornar à faixa anterior, são procedimentos para executar uma

A) ultrapassagem segura.
B) manobra de conversão.
C) mudança de faixa de trânsito.
D) manobra de estacionamento.
E) entrada em via preferencial.

21. No Brasil, há que se considerar que o cidadão pode exercer diferentes papéis no contexto social: ora atua como pedestre, ora como motorista ou motociclista. Para o Código de Trânsito Brasileiro, o cidadão é:

A) alvo de permanentes pesquisas.
B) prioridade no que se refere à defesa da vida.
C) prioridade no que se refere à defesa da vida.
D) um sujeito detentor de livre arbítrio.
E) é o único responsável pelos problemas de trânsito.

22. Atirar, nas vias públicas, objetos ou substâncias de dentro do veículo é passível de multa e constitui uma infração:

A) grave, geralmente, praticada por condutores de nível de escolaridade alta.
B) média, que pode ser considerada irresponsável sob o ponto de vista ambiental.
C) leve, cotidianamente, praticada pelos que criticam os ecologistas.
D) gravíssima, raramente praticada por condutores jovens
E) leve, que pode ser considerada danosa apenas para os pedestres

23. Nas grandes cidades verifica-se que, nos meses mais frios do ano, acumulam-se mais poluentes no ar porque sua dispersão é:

A) Facilitada pela inversão térmica.
B) Dificultada pelo efeito estufa.
C) Dificultada pela inversão térmica
D) Facilitada pelo efeito estufa
E) facilitada pela chuva ácida

24. Atualmente, graças à intensa propaganda, para muitas pessoas, a aquisição de um veículo transformou-se em promessa de sucesso e felicidade. Um dos custos sociais desse consumismo desenfreado é:

A) a ampliação das sanções aos motoristas infratores.
B) a diminuição da durabilidade dos bens consumidos.
C) a criação de uma sociedade cada vez menos desigual.
D) o impacto provocado sobre o meio ambiente.
E) o aumento dos conflitos entre consumidores e cidadãos.

25. O aditivo usado em sistemas de arrefecimento de motores de combustão interna tem como principal finalidade:

A) diminuir o ponto de ebulição da água.
B) aumentar a densidade da água.
C) diminuir a densidade da água.
D) aumentar o ponto de ebulição da água.
E) diminuir a densidade e o ponto de ebulição da água.

26. Os veículos dispõem de equipamentos e sistemas importantes para evitar situações de perigo que possam levar a acidentes. Todos os sistemas e componentes dos veículos se desgastam com o uso. Para manter o veículo em condições seguras, é dever de todo condutor:

A) utilizar combustível aditivado.
B) realizar periodicamente a manutenção preventiva.
C) utilizar originais do fabricante sempre que for substituir peças.
D) instalar “air-bag” para passageiro, a fim de garantir a segurança.
E) instalar sistema ABS de freios.

27. Em uma avenida ocorre um acidente com vítimas presas nas ferragens. O serviço de atendimento às emergências mais indicado para ser acionado nesse tipo de situação é:

A) o Resgate do Corpo de Bombeiros.
B) a ambulância do hospital.
C) a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar.
D) a Polícia Militar.
E) o Serviço de Resgate Privado, se o acidentado possuir convênio médico.

28. Certo motorista presenciou um atropelamento em uma via urbana, em que a vítima sofreu ferimentos generalizados, permanecendo deitada na pista. O condutor envolvido fugiu do local do acidente com seu veículo. Nesta situação, deve-se, imediatamente:

A) perseguir o veículo envolvido no acidente.
B) colocar a vítima sentada, para facilitar a respiração.
C) arrastar a vítima para o passeio.
D) colocar a vítima em seu veículo e removê-la para um hospital.
E) sinalizar o local e acionar o serviço de resgate (atendimento médico especializado).

29. Ocorreu um acidente às 13 horas em uma rodovia que apresenta pista seca e cuja velocidade máxima permitida é de 100 km/h. A distância para o início da sinalização deve ser de:

A) 40 passos curtos.
B) 50 passos curtos.
C) 100 passos longos.
D) 120 passos longos.
E) 140 passos longos.

30. Em uma rua há um carro em chamas após colisão frontal com outro veículo. Nesse caso, recomenda-se

A) usar o extintor dirigindo o jato para o meio do fogo.
B) usar o extintor com movimentos em forma de “X”.
C) posicionar o extintor na posição horizontal, antes de acionar o gatilho.
D) jogar o conteúdo do extintor aos poucos.
E) empregar, se possível, vários extintores ao mesmo tempo.

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